CLUBE UNIÃO 1919 : site oficial do clube de futebol de Coimbra - footeo

Assim Nascemos

Esta página tem como fonte e transcreve passagens do livro "Coimbra Profunda - Clube de Futebol União de Coimbra, 1919 - Porque é preciso ter memória - 2003". Autores: Júlio Ramos, Diamantino Carvalho e Aurélio Santos.

ASSIM NASCEMOS...

Já há vários anos praticado em Inglaterra, foi o futebol introduzido em Portugal por iniciativa dos irmãos Pinto Basto (Guilherme, Eduardo e Frederico) os quais tendo frequentado um colégio naquele País, desde logo se tornaram fervorosos adeptos daquele desporto.

Em Outubro de 1888 realizou-se em Cascais aquela que é apontada como a primeira exibição de futebol em Portugal.

Foto da equipa de Ingleses que participaram na primeira partida de futebol jogada em Portugal

Aceite desde logo pela juventude, rapidamente a sua divulgação se alastrou a todo o País com fundação de vários clubes desportivos.

Coimbra, cidade marcadamente universitária, tida como capital da cultura portuguesa, também não ficou indiferente à onda de entusiasmo que grassava por esse desporto até então desconhecido.

Vários clubes vão surgindo na urbe, uns com vida efémera, outros, graças à persistência e dinamismo dos seus mentores, conseguem impor-se, consolidando-se e deixando aos vindouros a mensagem e o vírus do associativismo desportivo, autêntica escola de virtudes no que mais puro este sentimento encerra.

Estamos em 1918. A Coimbra Académica possuía a sua Associação o seu Clube representativo, todavia embuído dum certo elitismo e fechado ao seu estatuto social. A Coimbra “profunda” e “futrica” mais propriamente a LUSA ATENAS sentia necessidade de se sentir representada e competitiva.

A génese da ideia assenta num grupo de jovens do mundo laboral ligados ao comércio e indústria da Cidade, que começaram a pensar em associar-se e a fundar o seu próprio Clube de “FOOT-BALL”.

As primeiras conversas iniciam-se em Outubro de 1918 na loja do Afonso Chato (Sapateiro), localizada no Largo do Romal.

As ideias começam a ganhar forma e, as reuniões para a sua concretização passam a efectuar-se junto à Palmeira norte do Largo de Sansão (hoje Praça 8 de Maio).

Até que nesse mesmo local, pomposamente chamado de SEDE, nasce a 2 de Junho de 1919 o:

“UNIÃO FOOT-BALL COIMBRA CLUB”

Largo de Sansão

CUC1919 acaba de ganhar o troféu 10000 visites 11 meses