CLUBE UNIÃO 1919 : site oficial do clube de futebol de Coimbra - footeo

Símbolo

Esta página tem como fonte e transcreve passagens do livro "Coimbra Profunda - Clube de Futebol União de Coimbra, 1919 - Porque é preciso ter memória - 2003". Autores: Júlio Ramos, Diamantino Carvalho e Aurélio Santos.

A evolução de um emblema histórico!

O nosso símbolo, a nossa imagem, a nossa cara...
O emblema representa as características que sempre identificaram e engrandeceram o Clube pelo tempo fora: o tom, a vivacidade e a alegria da cor das suas camisolas.

Primeiro Emblema/Símbolo

Cruz Trifólia

Desconhece-se a origem deste símbolo. O homem sempre unificou no mesmo sonho os dois símbolos máximos. A espada era apenas a força; a cruz, apenas o ideal

A segunda versão do Emblema foi concebido na década de vinte do século passado pelo atleta Serafim Da Silva, artista desenhador-entalhador de grande renome nacional. Entalhado em madeira, encontra-se actualmente no "hall" de entrada do nosso Pavilhão.

Posteriormente, um artista da ourivesaria Coimbrã deu-lhe a configuração definitiva.

Encabeçado por uma coroa dourada, tem do lado direito sobre fundo azul (da indústria e também da "ganga") a Cruz de Santiago a vermelho.

CUC1919 acaba de ganhar o troféu 10000 visites 11 meses
Marco Rodrigues tornou-se membro 1 ano